Mutirão de obras no centro de Caxias do Sul quer melhorar condições de mobilidade da população
quinta-feira, 31 de janeiro de 2013Quem circula pelo Centro da cidade de Caxias do Sul se depara, desde terça-feira, com obras de manutenção. O mutirão das secretarias de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), Meio Ambiente (Semma) e Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), além da Codeca, trabalhará no reparo de calçadas, na sinalização, nas rampas de acesso e na iluminação, além de limpezas nas bocas de lobo e replantio de árvores. A Praça Dante Alighieri, no entanto, não entra no calendário de obras, embora tenha pontos que precisam de manutenção.
A área central da cidade tinha demandas que precisavam ser reparadas, segundo o secretário da SMOSP, Adiló Didomenico, e para isso foi iniciado o mutirão.
— Ao invés de cada semana uma secretaria fazer uma intervenção, parar o trânsito, decidimos fazer uma ação concentrada com várias secretarias envolvidas. É uma ação que não tem data para terminar — explica.
Na manhã de terça-feira, a reportagem deu uma volta pela praça e constatou alguns problemas. Raízes de árvores causam desnível, bancos sujos com fezes de aves, lixeira quebrada e monumento pichado estão entre os pontos que precisam de reparos. A coordenadora de preservação de parques e praças da prefeitura, Tatiane Misturini Fiorio, ligada à Secretaria do Meio Ambiente, explica que a limpeza dos bancos é diária, de manhã cedo. Segundo ela, a sujeira encontrada pela reportagem às 11h pode ter sido acumulada ao longo das horas.
— A manutenção da praça é rotineira. Quando o problema é iluminação, é repassada ao setor específico, quando é lixeira, a gente aciona a Codeca. A praça tem dois funcionários fixos, responsáveis pela limpeza dos bancos todas as manhãs, e as demandas que encontram eles nos repassam — explica.
Os pontos degradados da praça não se resumem à falta de manutenção, mas também ao manejo dos frequentadores. Segundo Tatiane, toda a grama da praça foi trocada no ano passado. Porém, algumas pessoas caminham sobre os canteiros gramados, danificando a vegetação e comprometendo o visual da praça.
Fonte: Pioneiro