Apenas cinco empresas têm autorização para fazer manutenção e recarga de extintores de incêndio em Caxias do Sul, segundo o Inmetro
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013Levantamento do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) aponta que apenas cinco empresas estão credenciadas para fazer a manutenção e recarga de extintores de incêndio na cidade de Caxias do Sul. Entretanto, a cidade é atendida por pelo menos 15 empreendimentos.
As informações do órgão federal indicam que boa parte dos estabelecimentos executa o serviço na cidade de Caxias do Sul sem autorização. Pior: não há garantia de qualidade dos extintores vendidos sem a certificação regular.
Segundo a ouvidora do instituto, nenhuma empresa pode comercializar ou fazer a manutenção desse tipo de equipamento sem inspeção prévia de técnicos do órgão federal. Para explorar o serviço, os responsáveis precisam atender a vários requisitos. A empresa que não atualizou os dados consta como irregular no site do Inmetro.
Isso significa que os donos não submeteram os processos de fabricação e o produto final à inspeção técnica. A ouvidora do instituto lembra que alguns fabricantes podem estar em processo de adaptação ou de renovação do certificado. Por esse motivo, constam como irregulares. Consequentemente, não podem oferecer o serviço ou colocar os produtos no mercado sob hipótese alguma.
DÚVIDAS E DENÚNCIAS
– Antes de adquirir um extintor de incêndio ou encomendar a manutenção e recarga do aparelho, confira se o fornecedor está regulamentado pelo Inmetro.
– Para confirmar a certificação, peça o número de registro da empresa junto ao instituto. Com os dados em mãos, entre no site inmetro.gov.br/registros e digite o número no campo REGISTRO. Se a empresa não estiver ativa, não pode executar o serviço. A consulta também pode ser feita com o número do CNPJ da empresa.
– Outro tipo de consulta é no endereço Inmetro.gov.br/qualidade/regobjetos.asp. Vá até o link Publicidade do Registro no DOU e clique em Registros 2011 ou Registros 2012. Ali, constam listas das certificações emitidas pelo Inmetro e os respectivos prazos de validade.
– Dúvidas e denúncias de irregularidades podem ser encaminhadas pelo site do Inmetro ou pelo telefone 0800.285.1818 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h40min). A comunicação também pode ser feita por carta: Rua Santa Alexandrina, nº 416, térreo, Rio Comprido – guia Rio de Janeiro (RJ) – CEP: 20.261-232.
Fonte: Pioneiro
Mais notícias sobre Caxias do Sul:
- Unidade de Dança divulga a programação do 4º Caxias em Movimento
- Projeto traçará perfil de adolescentes para combater obesidade em Caxias do Sul e outros municípios do Rio Grande do Sul
- 29ª Feira do Livro de Caxias inicia nesta sexta-feira em Caxias do Sul
- Inscrições para o projeto Mat Pilates iniciam na próxima segunda-feira em Caxias do Sul
- Teatro Pedro Parenti recebe o espetáculo de ballet La Bayadere em Caxias do Sul