Praça João Pessoa, em Caxias do Sul, ganha projeto de revitalização
quarta-feira, 17 de abril de 2013Um projeto de revitalização pretende dar uma nova cara para a Praça João Pessoa. Apresentado pelo Secretário de Meio Ambiente, Adivandro Rech, em uma reunião com moradores e comerciantes do bairro São Pelegrino hoje pela manhã, ele contempla construção de novos banheiros e ajardinamento.
A proposta da SEMMA é um sanitário com as alas masculina e feminina, com fraldário, adequado aos portadores de necessidades especiais e com espaço reservado para os funcionários da prefeitura. O banheiro seria uma espécie de “bloco verde” integrado à praça, já que seria revestido por plantas trepadeiras para conter a ação de pichadores.
O layout foi aprovado, mas a comunidade faz suas ressalvas. Em novo local, ele será construído de costas para a parede da loja na cidade de Caxias do Sul, Real Macro. Os moradores reivindicam a retirada ou corte de uma árvore que, com a obra concretizada, ficaria espremida entre o sanitário e o Colégio São Carlos.
— O projeto é maravilhoso, só que tem falhas. As árvores são utilizadas como esconderijo por assaltantes e drogados. Eu, por exemplo, já investi mais de R$ 20 mil do final do ano para cá com câmeras e cerca elétrica no teto, tentando inibir a ação de assaltantes que utilizam galhos de árvores para escalar o prédio — conta Leônidas Belo, 37 anos, gerente da Real Macro.
Embora a preferência da secretaria seja a de preservar a árvore, Rech garante estudar a possibilidade a partir dos argumentos da população do local.
Tão logo aprovado pela comunidade, a obra, orçada em cerca de R$ 100 mil, entrará em licitação. Os banheiros antigos ficarão na praça até o término da construção dos novos.
A secretaria não quer correr o mesmo risco que resultou na instalação de banheiros químicos na Praça Dante: a empresa abandonou o serviço na fase de demolição dos antigos sanitários. A mesma empresa, aliás, havia ganhado a licitação para a reforma dos banheiros da João Pessoa, contrato que foi rescindido.
Antes disso, porém, a praça passará por um processo de limpeza e desratização, que iniciará amanhã à noite e deve durar 30 dias.
Fonte: Pioneiro
Mais notícias sobre Caxias do Sul:
- Camelôs de Caxias do Sul e prefeitura se reúnem para discutir futuro camelódromo
- Terça Insana será apresentado em Caxias do Sul no dia 25
- Ciclofaixa de Lazer em Caxias: confira a agenda do mês de fevereiro
- Banda Os Travessos se apresentará em Caxias do Sul no dia 18
- Caxias: Ônibus Brincalhão estará no bairro Serrano nesta quarta-feira